FILTRAR POR:

Raquel Campos Franco

Raquel Campos Franco

Fundadora da de-fora-a-fora e Docente universitária

A Raquel é a fundadora da de-fora-a-fora e é Professora Auxiliar da Católica Porto Business School (CPBS).

É doutorada em Gestão pela Universidade de Bath, Reino Unido. É uma apaixonada pelo setor não lucrativo, ao qual dedicou uma boa parte da sua atividade de estudos e consultoria, tendo coordenado várias equipas ao longo dos anos.

São exemplo os estudos Tendências e Desafios para as Fundações Portuguesas (2022) e O Impacto Social das Fundações Portuguesas para o Centro Português de Fundações (2021), o Diagnóstico das ONG em Portugal para a Fundação Calouste Gulbenkian (2015), o capítulo português para o projeto EUFORI – European Foundations for Research and Innovation para a DG Research and Innovation da Comissão Europeia (2015).

Teve o privilégio de trabalhar diretamente com Emílio Rui Vilar na lecionação de uma disciplina pioneira de Gestão de Organizações sem fins lucrativos no final dos anos 90, início de 2000, e de trabalhar com Lester Salamon no projeto sobre o Setor Não Lucrativo em Portugal, que daria origem posteriormente à Conta Satélite da Economia Social.

Leia o perfil Linkedin da Raquel.

Em 2024 escreva para partilhar, mas também para aprender | Editorial jan24 Notícias
Editorial

Em 2024 escreva para partilhar, mas também para aprender | Editorial jan24

O de-fora-a-fora convida à escrita sobre problemas sociais ou soluções para os mesmos, sobre o que cada um que trabalha em organizações sem fins lucrativos ou em empresas faz, direta ou indiretamente em temas sociais. Sobre o que aprende com sucessos e erros, e como procura melhorar, todos os dias. Mas escrever é também útil para quem escreve, não apenas para quem lê.

Clock icon 5 min
Jovens portugueses a ensinar ao mundo como lutar pela mudança Notícias
Ambiente | Governo nacional e local | Breve

Jovens portugueses a ensinar ao mundo como lutar pela mudança

Foi notícia internacional vários dias que seis jovens portugueses defendem hoje a causa da ação pelo clima no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Não podemos ignorar, nem encolher os ombros – pelo contrário. Temos de observar com atenção e refletir sobre quais são as formas hoje de se ser eficaz na luta pelo planeta e o futuro da humanidade.

Clock icon 1 min
As respostas das organizações a um diagnóstico de demência Notícias
Saúde | Governo nacional e local | Artigo | Capacitar Pessoas & Organizações

As respostas das organizações a um diagnóstico de demência

“O pai tem demência. E agora?”. Sai-se do hospital sem recomendações suficientes para dar os primeiros passos. O que devem as organizações de saúde fazer? Como podem as associações de doentes fazer ainda mais? E as empresas – o que poderão estas fazer pelos seus trabalhadores que são também cuidadores informais?

Clock icon 8 min
Ver mais