O projeto ScienceUs visa criar uma rede europeia de iniciativas de ciência cidadã em áreas relacionadas com a adaptação às alterações climáticas, alinhadas com a missão da UE.
A Comissão Europeia, através desta oportunidade, pretende reconhecer e homenagear os excelentes resultados alcançados na implementação da igualdade de género por organizações académicas e de investigação. Serão financiados projetos até 100.000€.
A Fundação Auchan, através desta oportunidade, pretende apoiar organizações sociais que desenvolvam projetos na área da Alimentação Saudável e combate ao Desperdício Alimentar. Serão financiados projetos até 160.000€.
Este prémio destina-se a reconhecer o trabalho levado a cabo por indivíduos, instituições, ONG, e outras entidades que promovam a educação de jovens meninas e mulheres. Os premiados devem apresentar contributos no sentido da persecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de qualidade) e 5 (Igualdade de género). Candidaturas até 24-05-2024.
O Programa de Cooperação Territorial Interreg VI-B Sudoeste Europeu é um Programa de cooperação transnacional entre os 4 Estados desta zona geográfica (Espanha, França, Portugal e Principado de Andorra), que visa responder aos principais desafios do espaço do sudoeste europeu. Candidaturas até 31 de maio de 2024.
O World Habitat Awards distingue projetos em todo o mundo que ofereçam soluções práticas, de baixo custo e inovadoras destinadas a dar resposta às necessidades e problemas habitacionais mais urgentes para apoios até 10.000£. Candidaturas até 3 de março de 2024.
Indivíduos com mais de 18 anos e/ou organizações legalmente estabelecidas em estados-membros do CEB (Council of Europe Development Bank) poderão submeter os seus projetos em fase inicial de implementação que abordam questões sociais prementes até 18 de março de 2024.
ONGs, Universidades, Organizações sem fins lucrativos, Instituições de Ensino e Investigação ou pequenas organizações de fact-checking poderão submeter os seus projetos de combate à desinformação no discurso público e processo democrático até 29 de fevereiro de 2024.
Os territórios de baixa densidade apresentam desafios particulares decorrentes da dificuldade em fixar população e, sobretudo, população ativa. Mas esses desafios escondem oportunidades.