Da Engenharia para o Empreendedorismo Social com cães

Da Engenharia para o Empreendedorismo Social com cães

Em 2015 eu acabei o Mestrado em Engenharia Civil, mas sabia desde cedo que o que eu queria mesmo era trabalhar com cães, só não sabia como. Enveredei pela formação em empreendedorismo social nesse mesmo ano, procurando que o tempo que eu passava a trabalhar resultasse em mais do que o salário auferido no final do mês, procurando gerar valor naquilo que fazia - para mim e para outros.

Sempre me fez sentido, embora seja um cliché, procurar uma forma de contribuir para ajudar - “se todos fizermos a nossa parte, o mundo será um lugar melhor”. A grande dúvida era o “Como?”. E aqui, a meu ver, cada um deverá fazer o seu caminho de autoconhecimento e aprendizagem procurando o lugar que permita escolher um trabalho de que goste, para que não tenha de “trabalhar” nem mais um dia na sua vida.

Eu encontrei o meu, e procuro todos os dias contribuir para a missão da nossa organização: a DTC Social®: a Escola de Cães que quer mudar a vida de cães e pessoas…

A DTC Social® - Doing Things to Connect Dogs & People, constitui-se como uma Associação sem Fins Lucrativos, da qual faço parte, que foi fundada em 2010 e desde então tem vindo a implementar várias iniciativas de impacto na comunidade com recurso a animais de ajuda social - especialmente os cães. Reconhecemos o potencial da ligação entre humanos e animais, e com base em vários anos de experiência a trabalhar com cães e pessoas, desenvolvemos diferentes atividades, nomeadamente:

● Programas de intervenção assistida com animais (sejam de carácter terapêutico, educativo e/ou lúdico);

● Serviços de consultoria e formação especializada, nestas áreas.

Acreditamos que a multidisciplinaridade que incluímos nas nossas equipas (com técnicos de áreas como psicologia, educação e treino canino; e, até considerando, os próprios animais) potencia o alcance dos resultados, aumenta a motivação para a participação ativa dos beneficiários com os quais nos propomos a trabalhar e ainda consegue romper o estigma que muitos dos nossos públicos-alvo carregam. Unimos especialistas de diferentes áreas, que fazem sobressair o melhor dos cães e das pessoas, contribuindo para criar o seu próprio estilo de vida…

Atuamos em diversos Municípios, em Portugal, in loco de forma personalizada e mediante as fragilidades diagnosticadas nos diferentes ecossistemas sociais, sob os eixos prioritários da Estratégia de Atuação da DTC Social®:

  1. Lidar com a Diferença e Prevenir o Isolamento
  2. Reinserção Social
  3. Educar para a Inclusão Social
  4. Cidadania e Contacto Intergeracional
  5. Comunicação Respeitosa & Promoção do Bem-Estar, humano e/ou animal

Contamos já com múltiplos projetos implementados com públicos-alvo como: séniores, portadores de deficiência, jovens em risco, reclusos, crianças em idade escolar ou outros públicos vulneráveis em que a nossa atuação seja benéfica, quer de forma ativa, quer de forma preventiva. Um dos mais carismáticos programas que implementamos é a Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social Pelos 2, que muito nos orgulha e está no terreno desde 2020: uma intervenção em contexto prisional, cujo processo aporta ganhos quer para as pessoas envolvidas, quer para os cães treinados no decorrer da mesma.

Na DTC Social® desenvolvemos programas à medida. E para isso incluímos todos os profissionais que sejam necessários, em equipas versáteis, adaptando-nos sempre às necessidades e objetivos de cada projeto. Recorremos à ajuda de animais devidamente selecionados e treinados para a função a que se destinam.

Assentamos a nossa filosofia de trabalho em prol da união e cumplicidade de todos os que fazem parte das nossas intervenções. Fomentamos o amor próprio e para com os outros, através de uma relação de confiança. Procuramos assegurar a assertividade e excelência em todas as intervenções a que nos propomos. E, os nossos beneficiários sabem que mesmo quando os ciclos de intervenção terminam, há coisas que ficam e que devem ficar, e além das aprendizagens e das memórias, também o facto de passarem a fazer parte desta grande família: a família DTC…

É preciso coragem para seguir sonhos, é preciso resiliência para não desistir quando há portas que se fecham, mas também é preciso perseverança e acreditar que é possível para conseguir reconhecer o nosso lugar: o que nos enche o coração de orgulho e nos leva a ir um bocadinho mais longe todos os dias!

LINKS:

https://pelos2.pt/ - PELOS2

https://wearedtc.com/dtc-social/ - DTC SOCIAL